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Em Breve Área do Atleta

A importância de um profissional qualificado em sua academia no condominio

download (1)Está cada vez maior a procura de condomínios por empresas que trabalham com implantação de academias.
A construção desses locais envolve diversos fatores, inclusive a presença de profissionais adequados para realizar o atendimento aos alunos.  A área administradora dessas instituições deverá fornecer o serviço que será habilitado e disponibilizar uma equipe qualificada para acompanhar os usuários da academia.

Esses profissionais farão parte dos professores que montarão as chamadas “séries” de treinamento e realizarão o acompanhamento para seus alunos.  Além de um educador físico, algumas empresas especializadas fornecem atendimento com nutricionista e fisioterapeuta, caso o cliente solicite. Aulas de alongamento, ginástica ou outras modalidades também podem compor o pacote, auxiliando o desenvolvimento e o gosto do aluno. O objetivo é  oferecer a prática do exercício físico para pessoas que não gostam ou não se adaptam a musculação.

Por  que é tão importante a presença de um profissional durante o treino em academias de condomínios?

O Conselho Regional de Educação Física (CREF) estima que somente 1% dos condomínios com academia tenha um professor contratado. Isso acontece porque várias empresas que prestam este tipo de serviço, ou o próprio condomínio, se administra a academia, não dispõe de um educador físico. Além disso, muitos alunos acham ter o conhecimento necessário do exercício a ser realizado e dispensam a presença de um profissional, acarretando malefícios a saúde, como lesões devido a prática incorreta, que  podem  não ocorrer inicialmente mas aparecem em alguns anos.

O profissional de educação física irá fornecer a divisão da rotina do aluno, recomendar as atividades adequadas e as não recomendadas, as repetições, descanso, e outros aspectos ou dúvidas que surgem ao longo do tempo.
O Conselho Regional de Educação Física da 2ªregião (CREF2/RS), salienta:

“ O condomínio pode ter um espaço com aparelhos para os condôminos, porém, se houver a orientação de atividade física, a mesma deverá ser feita por Profissional de Educação Física registrado no CREF2/RS. Se houver a prestação de serviço de empresa terceirizada, em que sua atividade principal esteja relacionada a atividades físicas/desportivas e/ou similar, a mesma deverá ter seu registro no CREF2/RS, ou seja, seu Certificado de Registro e Funcionamento.”

O órgão ainda ressalta que é muito importante a presença do Profissional de Educação Física para que sejam praticados exercícios devidamente orientados, evitando riscos maiores à saúde e garantindo a qualidade de vida aos usuários da academia. Qualquer irregularidade constatada será de responsabilidade do condomínio ou da empresa terceirizada responsável pelo local.  As penalidades variam entre advertências a responsável do serviço e até reclamações  judiciais.

O  CREF2/RS poderá exercer a  fiscalização no local com a intenção de garantir aos condôminos serviços de atividades físicas prestados por profissionais habilitados.

O Conselho explica que a academia do condomínio, para uso apenas dos condôminos, não precisa efetuar registro perante o CREF. Porém, qualquer  profissional que lá orientar atividades deve ser graduado em Educação Física e registrado perante o CREF. Se uma empresa de condicionamento físico for contratada para trabalhar na academia, tanto ela deve ser registrada como os profissionais a ela ligados.
Por isso, procure sempre empresas qualificadas para pôr em prática na academia do condomínio os devidos  serviços prestados a seus condôminos. E, para qualquer dúvida na hora do exercício, chame o professor.


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